Penso eu que Fred 04 está para o Mangue Beat, tal qual Tom Zé está para o Tropicalismo. Não querendo comparar os movimentos.
Principalmente pelo instante em que rolou, o Tropicalismo tornou-se algo bem mais complexo, principalmente no que diz respeito à assimilação das massas, que qualquer outro movimento musical que eu consiga pensar, no Brasil. É só que o Tom Zé foi marginalizado pelo movimento que ele ajudou a criar, tal qual Fred 04 no Mangue Beat, provavelmente porque ambos eram os únicos que realmente entendiam os rumos ideais do movimento, e o seguiram, e seguem. Tornando-os sempre novo. Enquanto os outros, depois de algum tempo, se focavam nos caminhos comericais.
Eu conversava outro dia com a minha cara amiga Camila sobre como são conservadores os ouvidos dos brasileiros. Sobre como é difícil para nós apreciarmos o novo, descobrir por nós mesmos que há beleza e técnica em algo que nunca ouvimos antes. E acabamos só dando alguma atenção quando um David Byrne (que tirou o Tom Zé do fundo do poço, quando já esquecido até pelos seus "amigos" da Tropicália) ou um Kurt Cobain (lembrando o retorno de Arnaldo Baptista) vem lá da casa do caralho, lembrar-nos que já tem por aqui algo maior que tudo, ou quase tudo, que eles conhecem.
Eu penso que um dia um "gringo" vai "bater o ouvido" em "O Outro Mundo de Manuela Rosário" e pensar: "esses eternos colonizados não percebem o que gente deles cria?". Pra mim, este álbum é uma opereta punk cangaço tambores de lama funk do borogodó com ziriguidum, que vai alguns passos além do samba + funk + rock + maracatu que deu origem ao Mangue Beat. Elementos com os quais a GRANDE Nação Zumbi, liderada pelo MAIOR Chico Science, soube fazer uma fórmula que traz benefícios a todos os ouvidos, mas que patenteou e por ali ficou.
Assim como dito por Caetano Veloso, numa entrevista tentando retratar o motivo de seu comportamento com Tom Zé, deixando claro que este é o verdadeiro gênio do Tropicalismo, e provavelmente por isso foi abandonado, porque ninguém mais queria criar, mas só colher os frutos, esquecendo o tal ideal; eu digo que Fred 04, ainda que não sendo o GRANDE NOME do Mangue Beat, é o verdadeiro gênio, o grande artista.
P.S.: Pra baixar o álbum é só clicar no título ou na capa do disco, abestado(a).
Assinado: Ryzzan.
Principalmente pelo instante em que rolou, o Tropicalismo tornou-se algo bem mais complexo, principalmente no que diz respeito à assimilação das massas, que qualquer outro movimento musical que eu consiga pensar, no Brasil. É só que o Tom Zé foi marginalizado pelo movimento que ele ajudou a criar, tal qual Fred 04 no Mangue Beat, provavelmente porque ambos eram os únicos que realmente entendiam os rumos ideais do movimento, e o seguiram, e seguem. Tornando-os sempre novo. Enquanto os outros, depois de algum tempo, se focavam nos caminhos comericais.
Eu conversava outro dia com a minha cara amiga Camila sobre como são conservadores os ouvidos dos brasileiros. Sobre como é difícil para nós apreciarmos o novo, descobrir por nós mesmos que há beleza e técnica em algo que nunca ouvimos antes. E acabamos só dando alguma atenção quando um David Byrne (que tirou o Tom Zé do fundo do poço, quando já esquecido até pelos seus "amigos" da Tropicália) ou um Kurt Cobain (lembrando o retorno de Arnaldo Baptista) vem lá da casa do caralho, lembrar-nos que já tem por aqui algo maior que tudo, ou quase tudo, que eles conhecem.
Eu penso que um dia um "gringo" vai "bater o ouvido" em "O Outro Mundo de Manuela Rosário" e pensar: "esses eternos colonizados não percebem o que gente deles cria?". Pra mim, este álbum é uma opereta punk cangaço tambores de lama funk do borogodó com ziriguidum, que vai alguns passos além do samba + funk + rock + maracatu que deu origem ao Mangue Beat. Elementos com os quais a GRANDE Nação Zumbi, liderada pelo MAIOR Chico Science, soube fazer uma fórmula que traz benefícios a todos os ouvidos, mas que patenteou e por ali ficou.
Assim como dito por Caetano Veloso, numa entrevista tentando retratar o motivo de seu comportamento com Tom Zé, deixando claro que este é o verdadeiro gênio do Tropicalismo, e provavelmente por isso foi abandonado, porque ninguém mais queria criar, mas só colher os frutos, esquecendo o tal ideal; eu digo que Fred 04, ainda que não sendo o GRANDE NOME do Mangue Beat, é o verdadeiro gênio, o grande artista.
P.S.: Pra baixar o álbum é só clicar no título ou na capa do disco, abestado(a).
Assinado: Ryzzan.
2 comentários:
não sei se o fred 04 é um super foda gênio, blá blá blá...
mas esse banda, esse disco.
coisa fina!
É quase sempre assim: alguém cria o troço enquanto outros colhem os frutos.
Postar um comentário