quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os melhores discos brasileiros dos últimos 30 anos (sem contagem certa e sem ordem )

AFROCIBERDELIA (1996)
O único movimento musical brasileiro originado nos anos 90 que vale a pena ser comentado (que eu me lembre ou saiba) é o Manguebeat. Mais conhecido pelas misturas do maracatu, hip-hop, rock e elementos eletrônicos. Mas que vai muito além disso.

Sugeria Fred 04, criador do primeiro manifesto do Manguebeat, que o movimento deveria ser tão rico e diversificado quanto este ecossistema (o mangue). Uma reunião de todas as manifestações, para resumir-se numa.

Acontece que o maior ícone dessa zoeira gloriosa chamou-se Francisco de Assis França, o Chico Science (*1966 - +1997). A poesia marcante deste grande artista mostrava a maturidade despretensiosa dos grandes compositores da música brasileira. E sua relação com a black music desde antes do Manguebeat, misturando-se ao regionalismo pernambucano e de outros cantos do país fez da Nação Zumbi um fenômeno do dia pra noite, aceita desde novelas globais, passando pelo vizinho barulhento de favelas e periferias até rodas da turma undergound e carros de playboys. "Universal" no sentido mais amplo da palavra.

Lamentavelmente, a partida precoce de Science nos deixou apenas duas obras de lembranças. Duas SUPER obras. E eu escolhi o álbum "Afrociberdelia ", porque apesar de o outro , "Da lama ao caos" (1994) ter os grandes hits da banda, é um álbum de faixas, diferente do Afrociberdelia, que parece ter sido mais pensado como "um todo". Como se não pudesse ser realmente desfrutado sem ser totalmente ouvido. Com músicas servindo de introdução às seguintes, literalmente, este álbum cobre qualquer festa sem ter q se preocupar em programar faixas.

No mais, não acho que alguém bata o pé se eu ousar dizer que ESTA foi a banda mais INDISCUTÍVEL que surgiu nos anos 90 no Brasil. Então se você inda andava de calcinha ou cueca na rua na época em que se batia cabeça ou mesmo se imitava a "típica dança" do Chico ouvindo a Nação, taí sua chance de sentir o clima. Baixa, cara de cu.

Ryzzan

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa,

Esse blog é tão fantástico, muito elegante a maneira que vocês tratam os leitores, imagino como as pessoas devem se sentirem lisonjeadas com esses adjetivos, tem tantas outras bandas boas que surgiram nos anos 90, o "projeto" manguebeat, realmente é o mais marcante, mas é muito fácil falar de uma coisa que qualquer bostinha que começou a ouvir música hoje sabe.
Mas é isso ai, parabéns pela iniciativa de vocês.

Camila Karina disse...

HAHUAHUAHUAUHAHUAUHAUHAHUHA

Ryzzan, olha só essa menina ofendida!! uhahuauhauhahuhuauhaha

ou menino?? que parece menina?!

Ryzzan disse...

Alguém que escreve "as pessoas devem se sentirem" não merece sequer um insulto melhor elaborado. É uma (pessoa) cara de cu, abestada e animal mesmo. :)

Camila Karina disse...

ahuuhauhauhahuauha eu ri tanto desse comentário, ainda continuo rindo

"muito elegante a maneira que vocês tratam os leitores"

quer ver coisa elegante? vai ler as revistas Caras, Gente, ou aquelas sobre economia MANÉ!!!

Alexandre Avelar disse...

hahaaaaah...
parei na parte "as pessoas devem se sentirem" não saí mais daí t}o rindo até agora...acho que a revista capricho é a mais indicada...acho que é mulhare e outra, com és uma pessoa culta ou bostinha pq deves ter escutado esses cd...manda a tua banda ou oq ouves super intelectualizada e underground ae pra gente vÊ
falouws

Karen Pimenta

Alexandre Avelar disse...

égua ryzzan nao to conseguindo baixa folegooo

karen pimenta

 


Cabeçudos Inc. © 2008. Design by: Pocket