terça-feira, 10 de novembro de 2009

Beirut - Música pra boi dormir

Não faz muito tempo que conheci essa banda, e foi bem depois que ela ficou conhecida pelas terras brasileiras após a música “Elephant Gun” tocar na minissérie Capitu. Parece que essa é a fórmula perfeita que as bandas encontraram pra fazer sucesso, é só pegar uma letrinha bonitinha ali, fazer uns arranjos bonitinhos aqui, jogar um pouco de açúcar e pronto, tímpano abaixo!
Beirut é mais do mesmo, nessa safra de bandinhas pseudo-intelectuais, entra no hall daquelas bandas que fazem música pra boi dormir. Eles tem dois álbuns (Gulag Orkestar -2006; The Flying Club Cup -2007), o primeiro é pra dizer que eles estão na área, o outro é pra mostrar que eles realmente querem continuar na área, mas não convence, daqui um tempo, é previsível que digam: “Beirut? Ah, aquela banda da música que tocava na minissérie da globo”.
Se você tem problemas de insônia e vai deitar sem sono e rola na cama até dormir, sugiro ouvir Beirut, deitar e apagar de tanto tédio musical, mas não posso afirmar, as vezes é tão irritante que você pode perder o sono.

Por Camila K.

9 comentários:

Ryzzan disse...

Eu não acho Beirut a banda mais inspirada do planeta, mas chamar de "mais do mesmo" é meio absurdo.

A não ser que eu esteja muito mal informado, ao menos nos últimos 20 anos, nunca vi uma banda liderada por um americano fazer música dos balcãs, ou música mexicana, ou música francesa, aé música árabe e brasileira, carregando forte influências do doo-wop em sua voz. Metais, acordeons, violinos e percussões numa mesma música, sem falar dos experimentos eletrônicos em bandas paralelas do Zach e mesmo no último EP duplo da Beirut.

E isso tudo, antes dos 30 anos de idade! Eu penso no Zach como penso no Andrew Bird. O Andrew começou a gravar fazendo estudos, revivendo a dixieland, o gypsy jazz, folk e country. E hoje tem seu estilo próprio, e é um gênio da música contemporânea (na minha opinião ao menos). Os estudos do Zach vão além da fronteira norte-americana. Eu realmente não acho a música dele grandiosa até agora, mas vejo um potencial enorme, e imagino um futuro brilhante para o ainda jovem músico e grande cantor.

Quanto a ele ser eternamente lembrado no Brasil pela faixa de Capitú pelas massas, nada demais. Radiohead é lembrado pela maioria como a "banda do Pedrinho" (na propaganda do memino pobre e o com síndrome de down, embalados por "Fake PLastic Trees").

Igor Reale disse...

Grande coisa. Todos esses estudos para compor melodraminha de viado choroso. Kia Kia. Sinceramente, prefiro reginaldo rossi

Ryzzan disse...

Eu também odeio viadagem na música. Por isso, pra mim, cidadãos como David Bowie deveriam ser banidos do planeta. Porque uma coisa é fazer música gay, outra é só ser gay e não fazer música, se aproveitando da cena. Não achas?

Pelo menos o Zach ainda estuda. E, como já falei, ainda não chegou, mas eu imagino que um dia ele acerta.

Igor Reale disse...

David bowie não precisou estudar para fazer musica. Ele é essencialmente gay e musical e consegue por alma e vivacidade no que faz.

O pobre zach nem tem rosto.

FODA-SE artista isopor

Ryzzan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ryzzan disse...

uahuahauhauhauahuahuahua
Por isso que Soweto é mais famoso que Hermeto...
Ninguém mais liga pra música... ninguém mais liga pra música...

É tudo "rosto"... rs... esses glams me matam... eu lá quero saber de rosto. :P

Unknown disse...

Radiohead já tinha seu hall de preciosidades musicais sem ficar fazendo musica com frescurinha. Beirut é mais do mesmo apesar de todas essas influências, pq? É só colocar numa seleçao dessas bandinhas meia boca e a música do beirut se perde fácil fácil, agora incluir uma do radiohead, é mt simples identificar.

Ryzzan disse...

uehueheuh... não entendi a expressão "mais do mesmo" então... falas "dessas bandinhas todas iguais a Beirut", mas não te vi citar uma sequer. E o que tem este "contra-argumento" usando radiohead? Eu só falei que radiohead, no Brasil, pela massa, só é conhecido pelo "fake plastic trees" (que ninguém nem sabe o nome, só sabe que é a música do Pedrinho), pra rebater a história de o beirut ser só conhecida pela música de Capitú (como se isso fosse má referência no Brasil - aqui, quanto menos se conhece, sinal que melhor deve ser. Bem sabes). Ainda assim, antes do OK Computer, da música Paranoid Android especificamente, o radiohead era só mais uma bandinha post-punk, com uma baladinha mela cueca, chamada creep, sendo famosa.

Beirut tem dois álbuns apenas. ssim como o radiohead antes do Ok Computer. Quem sabe o terceiro não funciona? Ou o quarto... :)

Tudo que eu quero dizer é que o Zach tem bagagem, talvez ele nunca consiga saber usá-la bem, mas ele tem.

Ryzzan disse...

Errata: O nome do protagonista da comentada propaganda não é Pedrinho, é "Carlinhos". Corrigiu-me a amiga Flavia, agora leitora dos Cabeçudos Inc..

 


Cabeçudos Inc. © 2008. Design by: Pocket